Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti. A primeira e pior de todas as fraudes é enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado é fácil.

27
Jul 08

Eu era feliz a tentar ser o melhor, disse o cavaleiro
-Eras? Ou estas tão ocupadas a tentar «tornar-se» o melhor, que não podias simplesmente gozar o facto de «ser»?
-Estás a confundir-me! Eu sei que as pessoas precisam de ter ambição. Elas querem ser elegantes e ter “castelos” bonitos e poder trocar os cavalos que compraram o ano anterior. Querem ser bem sucedias.
-Agora estás a falar do desejo do homem ser rico, mas se uma pessoa tem qualidades como a bondade, e o amor, a compaixão, a inteligência e o altruísmo, como é que ela pode ser mais rica?
-Então .. essa riqueza serve para comprar “castelos” e “cavalos”, afirmou o cavaleiro
- É verdade – Merlim sorriu, existe mais do que um tipo de riqueza, assim como existe mais do que um tipo de ambição.
- A mim parece-me que ambição é ambição. Ou se quer progredir ou não.
- Não é assim tão simples – respondeu Marlim. – a ambição que provem da mente pode trazer castelos bonitos e bons cavalos. Porem, apenas a ambição que provem do coração te pode trazer também felicidade.
- O que é a ambição que provem do coração? Questionou o cavaleiro.
-A ambição que vem do coração é pura. Não compete com ninguém, nem prejudica. Com efeito, está ao nosso serviço de uma forma que serve aos outros ao mesmo tempo.
-Como? Perguntou o cavaleiro esforçando-se para entender.
-Eis o que podemos aprender com esta macieira. Tornou-se uma bela arvore e está em pleno estado de maturação, carregada de bons frutos que dá espontaneamente a qualquer pessoa. Quando mais maças as pessoas colherem mais a arvore cresce e mais bonita se torna.
-Mas, alegou o cavaleiro, - se eu passasse o dia todo a dar maças de graça, não podia ter um castelo magnifico nem trocar de cavalo todos os anos.
-Tu tal como muita gente, queres ter um monte de coisas bonitas, mas é necessário distinguir a necessidade da ganância,
- Vai dizer uma coisa dessas a minha mulher que quer um castelo numa zona melhor, retorquiu o cavaleiro.
O rosto de Marim deixou escapar um sorriso divertido: podias vender algumas maças para comprar um castelo novo e um cavalo. Depois, podias dar as maças que não precisas para os outros se poderem alimentar.
- Neste mundo as coisas são mais fáceis para as árvores do que para os humanos disse o cavaleiro
- Na vida tudo é uma questão de expectativa disse Marim.
 

publicado por Divine às 01:20

Divine.
Bonito o texto. A província inspira e ousa tirar de nós ilações sobre a objectividade dos conceitos que fazemos da vida.
O diálogo de Merlin e o Cavaleiro, podia ser o de Jesus e o mercador rico, o do mendigo e do comendador, o do lobo e do cordeiro.
A ganância esquece e pisa os humildes sem arrojo. Ataca os desprevenidos, convictos que vivem num paraíso inatacável.
A ganância destrói o habitat de todos os seres vivos. Consome as energias próprias e as naturais até ao esgotamento físico de ambos.
A ganância destrói os próprios do clã e vai-se destruindo a si própria, sem se dar conta.
Eu tenho a mesma perspectiva da ganância. Mas será apenas porque sou dos que nada têm? Se eu tivesse castelos pensaria da mesma maneira ou como o ganancioso?
A ganância é uma questão de principio, de educação, ou o medo terrível de viver à mingua de tudo?
E já temos aqui muito com que nos entreter na descoberta de verdades que nos acalmem o espírito inquieto.
Beijos
samueldabo a 27 de Julho de 2008 às 20:03

É a ganância que vai acabar com o ser humano e por sua vez com o mundo
A sede de puder a lutar desenfreada por o ter..
Divine a 11 de Agosto de 2008 às 23:09

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
14
15
19

20
22
25
26

29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo Morto
2012

2011

2010

2009

2008

comentários recentes
Olá, será que me consegue explicar porque que é pe...
Olá Paula gostei muito de ler este post.Beijinhos ...
Olá doce amiga.Há um diálogo constante, dentro de ...
Divine.Em qual traseira bateu o destravadopor ment...
Divine.Que bem me sinto neste lugar! No meio da te...
E que triste que deve ser, não é? :)
Há quem viva para sempre na escuridão, sem nunca c...
Não chateias nada e existem pormenores com muita i...
Muito bom post. Muito Murakami também.Não queria c...
Divinevisita o meu blogs e se possível lê "Festa"...
eu e algo mais!!
pesquisar
 
blogs SAPO