Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti. A primeira e pior de todas as fraudes é enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado é fácil.

18
Jul 08

Este calor infernal que me tira o sossego e que deixa inquieta.
Sem roupa livre de qualquer artifício caminho pela casa parecendo um zumbi.
A meio do caminho cruzo-me com um espelho grande e antigo que está sempre no mesmo lugar dia após dia, ano após ano...
É "velho", sim é" velho" mas não está morto, muito pelo contrário... Este espelho tem mil histórias para contar.
Olhamo-nos como "velhos" amigos, e parece que me sorri como quem me convida a parar um bocadinho para conversar... Este "velho" espelho tem vida e como todos os “velhos” tem percurso conhecimento e guarda tanta “sabedoria” acumulada ao longo do tempo e necessita de atenção. Chega-te aqui... Estou louca? Os espelhos não falam...
E de repente vi a a minha avó sorrir, sorrir muito quando se vestia de cinza claro num lindo vestido que seria o do seu casamento, vi também o meu avó, homem austero mas até ele uma vez por outra passava pelo espelho retocava o bigode e sorria.
Curiosamente não me lembro muito bem do meu avó, só por uma foto ou outra...
A minha mãe... Como é (era) bela a minha mãe pronta para dar o passo final e começar a construir a nossa família, o meu pai. Os beijos que deram. Os meus irmãos... A tia São e outras tantas pessoas que por aqui passaram.
 E eu. Como era menina, vestida de branco cheia de sonhos fantasias e ilusões, eu já fui essa miúda cheia de (tudo) e tudo isto o velho espelho viu, e guardou. Aproximo-me e vejo pela primeira vez a minha imagem reflectida no espelho.
Eu, hoje, livre de qualquer artifício, roupa ou preconceito.
Eu tal qual sou. Aproximo-me mais e penso há quanto tempo não reparo em mim, há quanto tempo não me vejo como realmente sou não nua em frente ao espelho penso que eu sou só isto...
Já se passaram um anos, já percorri um caminho composto de tudo. Alegrias, tristeza, lágrimas e muitos sorrisos, amor e desamor, também algum sofrimento. Sonhos, uns realizados outros apenas sonhos... Alimento da vida.
Aproximo-me mais. Analiso o meu corpo. Nada é como dantes, por muito que se queira tapar o sol com a peneira tudo em nós muda não só os sonhos e os objectivos mas também o corpo. Tenho rugas... Não uma nem duas, várias rugas... Sorrio e penso que algumas são de tanto sorrir, rugas de expressão. Os fios de cabelo branco que teimam em aparecer e eu teimosamente escondo. Os braços, o peito, reparo numa estria que teima em ficar mais visível com o tempo. Marcas de um dos momentos mais felizes da minha vida, ser mãe é um privilegio as rugas todas elas são historia de vida. Olho-me e gosto de mim porque me aceito e sou bonita. Dizem que é assim isto de viver.Não tenho medo de envelhecer mas tenho medo de ficar "velha".
Toco no meu “velho” espelho e penso, que rica é a sua história e tão cheia de memórias... Porque parei para o “ouvir” falar das suas memórias recordei, porque o olhei com olhos de ver, aprendi e descobri...
Tem um valor inestimável este “velho” espelho. Faz parte da minha vida e sempre me acompanhou nos momentos bons e nos maus.

Quando preciso de chorar e de me olhar e encontrar forças sei que ele está ali, pronto para me ouvir. Em silêncio sem recriminações.
Se já pensei em pô-lo no sótão? talvez... Afinal também sou humana e tenho falhas.
Está velho, constantemente precisa de restauro, a moldura em madeira antiga precisa de mais atenção e um tratamento especial. O envelhecimento pode ser entendido como um processo múltiplo e complexo ao longo do percurso da nossa vida.
Influenciado pela integração de factores sociais e comportamentais. A ideia pré-concebida sobre a "velhice" aponta para uma etapa da vida que pode ser caracterizada, entre outros aspectos, pela decadência física e ausência de papéis sociais
"velho" é a fonte de sabedoria mais próxima de qualquer ser humano, com sua grande experiência de vida profissional, social, emocional, psicológica, comportamental possibilita aos mais jovens oportunidades de compartilhamento de saber com um nível considerável de qualidade de informação

""-Pai, prepara-te vamos dar uma volta de carro.
Depois de percorridos vários km de serra sem trocarem palavra, o filho para o carro e olha o pai.
-Filho, se não te importas anda mais um bocadinho e deixa-me na próxima curva, pois foi onde deixei o teu avô!!!""

 Rugas envelhecimento...Há qualquer coisa de injusto em tudo isto
Porque os meus olhos são da mesma idade.

  

publicado por Divine às 10:14

Divine.
E agora? Pensaste por ventura um pouco em mim que te estimo, quando, desnuda, em frente ao velho espelho te revelaste o ser ainda jovem e belo com quem discuto alguma da sabedoria?
Acredito que pensaste em todos os teus velhos amigos, conhecidos que de algum modo te consubstanciam em valor e virtudes de pessoa, porque te permitem reflectir de ti a tua essência.
Isto para dizer que é uma prática que também uso, inquirir de mim, como se me colocasse em discussão, me travasse de razões. Porque não foste por ali?
Estás velho, digo-lhe, à imagem do outro de mim. E no entanto os teus olhos ainda brilham na penumbra.
Imagino que te questionas sobre o ser e o não ser de ti ainda jovem. As velhas estrias como marcas indeléveis do supremo bem, de serem sugados os mamilos pelo fruto eterno, carregadas de ternura. Um fio branco no cabelo e outro ali, a dar-lhe um tom de belo encantamento.
O corpo fresco, viçoso, capaz de outras tantas caminhadas. Foi amado. foi tido, amou e teve. E é esta reflexão de nós que nos redimensiona a vida, que nos reorienta, ou confirma a rota.
Foi um momento bom ver-te em frente ao velho espelho, desnuda, com orgulho e sem preconceitos. E ver ainda os outros de nós que nos marcaram. Que foram decisivos de nós em alguns momentos.
Beijos e um dia bom
samueldabo a 18 de Julho de 2008 às 11:07

O calor afecta-me bastante as ideias oo ponte de bloqueio:)
Pensei em mim no que fui e no que sou..
Pensei nos meus de onde venho e porque sou quem sou com esta forma de estar ser e pensar
Pensei nos meus amigos nos conhecidos nas pessoas que conheço e até nos que não conheço
Pensei que entendo os motivos porque normalmente é mais interessante e proveitoso trocar ideias com pessoas com mais idade.
Pensei no tempo que passou no que vivi e no que ainda quero viver..
Pensei em como tudo isto passa rápido e enquanto somos mesquinhos e valorizamos coisas tão mínimas.
Pensei principalmente que uma sociedade que está a perder um dos valores fundamentais que é a família e os seus “velhos” é uma sociedade podre e falida
Os anos passam por todos nós , e amanha o meu cabelo vai estar mais branco
As minhas rugas vão ser mais profundas
As minhas estrias mais evidentes
É a lei da gravidade....
Viver é isto mesmo, mal de quem nunca chega a ver as suas mazelas...

Beijo
Divine a 18 de Julho de 2008 às 15:09

Divine.
Noto que procuras valorizar o que é mínimo de ti, uma ruguita aqui ou ali, um fiozinho de cabelo mais cinza que branco. Como se te sentisses velha ou no limiar de o ser. E que isso demonstra que gostaste de ti. Que revigoraste o corpo e a alma. Que sentiste orgulho perante os teus velhos entes, os valores da tua consciência. Quando talvez devesses, sem preconceito, realçar a grandeza do teu espírito aberto. a tua boa forma física que te permite realizar um sem número de pequenas e grandes tarefas, ajudar quem te procura com uma palavra, um conceito um ombro onde poisar.
Gostei do teu perfil interior de mulher.
Beijos

Não sou velha nem tão pouco me sinto velha mas sou uma mulher com alguns anos de vida.
Cabelos brancos rugas e outros sinais do tempo são pequenos pormenores que sinceramente não me afligem muito menos tenho pretensão à mentira e de dizer que estou igual a quando tinha vinte.
Gosto muito de mim como sou e não nego que como toda a mulher sou vaidosa e me cuido Qb, mas isso não me tira nem um ano no BI. Aceito-me e só me aceitando posso viver bem comigo e logo com quem me rodeia.
Sinto um imenso orgulho dos meus “velhos”e aprendi desde cedo a respeita-los porque um dia se a vida assim mo permitir vou estar na mesma posição.
Uma palavra, um conceito, um ombro… é verdade que me sinto disponível para isso e não me custa nada , quem dera que tudo na vida fosse assim tão fácil..
Mas e eu..? Quantas vezes eu própria tenho necessidade dessas mesmas palavras de um conceito e até de um ombro onde pudesse chorar. Chorar sem perguntas, sem ter que dar razões sem que tenha “medo” de me expor..
Meu amigo todos temos o um “mundo” só nosso que não deixamos ninguém entrar e sequer nos atrevemos sequer a pensar alto.. Não vá o diabo ...

Beijo
Divine a 18 de Julho de 2008 às 22:17

Divine.
Ambos sabemos que és uma bela mulher. Vertical. Humanista. Que respiras juventude. O BI não interessa, mas há pessoas que não mudam a sua imagem com o passar de anos e pelo que vi, de fugida eu sei, és bem uma dessas pessoas e isso deve-se em boa parte ao teu espírito culto e aberto, ao teu bem estar contigo própria face ao mundo, face ao que podes fazer e fazes e por te sentires de algum modo feliz.
Mas também sabemos que as moedas têm duas faces e não é por acaso, porque tudo é o reflexo de nós. Logo não me admira que tenhas o teu lado menos positivo. Que tenhas as tuas dúvidas. Que tenhas inquietações e desejos, até, por ventura ocultos.
Penso que uma pessoa quanto mais conhecedora, quanto mais sábia, mais são as suas necessidades de viver outros sonhos que a própria sabedoria tece, suscita. Pequenos mitos que nos habituamos a pensar. E se de repente fosse possível...
Julgam-nos, julgam-te tão forte que ninguém imagina que precises de um ombro amigo para descansar os teus olhos cansados de chorar.
Tive alguma felicidade de morar ao pé do mar. Nasci à beira mar. Muitas vezes sai, noite dentro e gritei, chorei a impotência de não poder travar as evidências que me chegavam.
Poder chorar sem que alguém nos pergunte porquê e não sabermos a resposta e ninguém acreditar.
É essa empatia que encontro nas palavras dos teus textos. e agora reparo que estou aqui, no meio da praça. Felizmente que a praça está vazia.
Um beijo querida amiga

Se alguém pedisse ao meu filho para falar de mim (isto a propósito das tuas palavras iniciais) ele diria: A minha mãe antecipa a época em que vive é tranquila mas gosta de chocar a opinião dos outros. Aceita todos e não é preconceituosa mas é louca..
Tem muitos segredos ocultos basta dizer que tem o mesmo signo de gente visionaria ou “doida” Galileu, Charles Darwin, Francis Bacon ou Franklin Roosevelt.
A minha mãe nunca chora é daquelas mulheres não costuma ficar amuada ou ter ataques de histeria, nem gosta de fazer um julgamento ela vive num mundo oculto e na lua.. Isto é o que ele acha que eu sou.
Tenho todos os defeitos, medos e frustrações como qualquer outro ser humano com a agravante de na maioria das vezes ter de os esconder.
Eu acho que as pessoas que me rodeiam que fazem parte do meu circulo imaginam ou tem a profunda certeza que eu sou uma pessoa que nunca vai a “baixo”que não tem tristezas que nunca chora .
Quando em alguma reunião familiar se por algum motivo ou sem motivo eu estou mais calada já é motivo para mil perguntas… ou seja eu tenho quase que me portar como o bobo da festa sempre de cara alegre porque é o que se espera de mim..
Tenho o meu lado “oculto” ou mais” perverso “ ou até mais “feio” o nome que lhe queiras chamar.
Tenho os meus segredos sim
Tenho imensas duvidas ..
Já tive muitas frustrações ,desilusões e até desenganos..
Já chorei e gritei muito aprendi a táctica de chorar no chuveiro que não se nota o vermelho dos olhos”.
É uma enorme responsabilidade ser sempre o que os outros esperam de nós..
Eu só apenas uma pessoa comum
Boa noite

Divine a 20 de Julho de 2008 às 22:27

Divine
Minha querida amiga. E posso saber que signo é o teu que tão ilustres companhias te aconchegam? Mesmo que seja ao ouvido, se não quiseres que mais ninguém saiba. Porque só me faltava que fosses de Capricórnio.
Senti as tuas palavras com arrepios constantes no meu corpo longínquo. Onde? que me procuro e não acho. Há segredos que nem connosco nos abrimos. Quando afloram à nossa consciência, apressamo-nos a devolvê-los para o mais recôndito de nós. Recusamos sabê-los para que num sonho ou numa distracção não se soltem e nos descubram. É isto que sentes?
Se estivéssemos no meu outro blog convidava-te para dançar. Talvez descansasses a tua cabeça de cabelos negros com laivos de branco sobre o meu ombro e deixasses os olhos vaguear em volta. Podia ser o Danúbio Azul, ou outra do teu agrado.
Se alguém pedisse ao meu filho para falar de mim... E porque não ao teu marido? Deveria sentir mais ainda de ti. Se te ama, se te amasse, como uma mulher bela e grande deve ser amada, deverá, deveria, sentir orgulho e perplexidade por ser parte de um ser que se move como tu te moves em tão profundas e complexas interiorizações do ser e da alma.
A expressão que nos deixaste lá atrás, num outro espaço, era o de um espírito alegre, desinibido, confiante, poderoso. Não admira que te julguem, quem te conhece presencialmente, o que não quer dizer que te conheça bem, acima das desditas. Mas ter dúvidas, fraquezas, insuficiências , faz parte do ser humano. Daí os segredos, que são a nossa defesa, a única em que confiamos, talvez.
É um sonho falar contigo, minha querida amiga
Um beijo

Capricórnio é o signo de todos os homens que se tem cruzado na minha vida e vá se lá saber porque é o que o meu signo diz ser incompatível com o meu.
Dança mais do que aceite… sou um óptimo pé de dança seja lá o que for que isso queira dizer…
Existem 3 homem importantes na minha vida .
O meu filho com quem partilho sonhos e loucuras porque tem a capacidade de me entender e me aceitar com tudo o que tenho e sou sem restrições descriminações ou cobranças
O meu marido com quem partilho uma vida e sonhos de futuro de ternura mas com as nossas diferenças
O meu pai que me “ ensina”e com quem tiro duvidas profissionais porque sei que é imparcial.
Porque não o meu marido..? Porque no fundo acho que nem ele me conhecer verdadeiramente. E não aches estranho porque o ser humano é muito complexo..
Beijoca


Divine a 20 de Julho de 2008 às 23:11

Divine.
És uma pessoa que busca incessantemente a renovação, a mudança e o progresso.
Insatisfeita, procuras dar à vida, à tua vida, um sentido Universal. E procuras interpretar de uma forma mais ampla tudo o que te rodeia.
Curiosa, atraída pelo progresso, gostas de companhia porque tens uma elevada consciência do grupo. Daí os blogs. Mas não só, suponho que terás as tuas tertúlias de amizade e convívio. Tens um grande sentido da amizade.
Mas o teu signo tem uma característica curiosa a respeito do amor.. Que és defensora do amor livre e ao mesmo tempo és fiel, por princípio. És pessoa para legalizar uma relação hoje e terminá-la amanhã ?...
Bom e fico-me por aqui, não vá descobrir , sem querer, algum dos teus segredos secretos.
Amiga. Na vida já não acho nada estranho. Ainda que me pareça. Digo dos absurdos, sempre, que ainda não vi tudo e vou esperando pelo próximo.
beijos, divine, minha amiga

Meu caro;
Mas como é que se chega tão facilmente ao meu signo??
Pura intuição ou tens a certeza?
Não te disse qual é...
Não me queres contar?
:))
Divine a 20 de Julho de 2008 às 23:57

Divine.
Podia, malevolamente, deixar que se te adensasse o mistério da minha estranha descoberta. E no entanto, eu sei, ou pressinto, que isso é apenas porque terás tido um dia agitado, agitado por motivos diversos ou por ausência de motivos, porque farias o mesmo que eu fiz.
Mas nem eu próprio sei ser malévolo. Foste tu que me disseste o teu signo. Perdão, quem o disse foi o teu filho, ao dizer, confidenciar, que a mãe era tão visionária como Galileu, Charles Darwin e outros. Foi só confirmar o dia de nascimento dos ditos. E lá se foi uma noite de mistério, desculpa.
Está contado
Um beijo
samueldabo a 21 de Julho de 2008 às 00:16

LOL
Amanha logo discutimos o assunto do mistério e dos signos:)
Boa noite e 2 beijos
Dorme bem
Já agora sonha com os anjos..:)
Divine a 21 de Julho de 2008 às 00:37

Divine
Boa noite e descansa bem, querida amiga.
Amanhã...Um dia desses...
Sonharei, mas bem me podias desejar que sonhasse com amores perfeitos.
Beijos (dois)
samueldabo a 21 de Julho de 2008 às 00:42

Amores-perfeitos não existem meu caro lamento se te estou a acabar com as ilusões.
Existem sonhos de amores-perfeitos.
Beijo
Divine a 21 de Julho de 2008 às 14:14

Divine.
Mas era precisamente o que eu queria. Sonhar... E não é que sonhei mesmo!...
Beijos
samueldabo a 22 de Julho de 2008 às 02:09

E o sonho comanda a vida e enquanto o homem sonha o mundo pula e avança...

Beijo
Divine a 22 de Julho de 2008 às 09:32

hello...fantástico. descobri-te aqui também..espetacular

Minha linda, Daqui sobresessai, o orgulho que tens na tua árvore genealógica.
Mão admira que o resultado tenha sido a vinda ao mundo de uma pessoa maravilhosa como tu, Quanto ao que vês no espelho reflectido é o resultado das estradas que já percorreste e que tão importantes foram para o teu cresimento. Eu também não tenho medo de envelhecer, e olho para o espelho e a única coisa que não gosto em mim é daquele pneusinho que teima em não esvaziar, mas isso com uns abdominais vai ao sítio.
O dia do meu aniversáro é festejado com muita emoção, pois fico feliz por cada ano que passa, é sinal que estou junto dos que amo e pronta para ser amada..

Gostei muito de passar por aqui.
Bj com muito carinho.
pindel a 19 de Julho de 2008 às 00:39

Olá amiga estou a ver que descobriste os meus “ficheiros”
Admiro muito sim, o meu pai a minha mãe e toda a minha família humilde mas gente de muito respeito.
Envelhecer é um privilégio que a vida nós dá é triste que a maioria das pessoas não percebam isso.
Deixa lá o pneu umas mais outras menos é coisas que todas tem e alguns ate nos dão um certo charme..
Obrigado por gostares
beijinho

Divine a 20 de Julho de 2008 às 22:54

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
14
15
19

20
22
25
26

29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo Morto
2012

2011

2010

2009

2008

comentários recentes
Olá, será que me consegue explicar porque que é pe...
Olá Paula gostei muito de ler este post.Beijinhos ...
Olá doce amiga.Há um diálogo constante, dentro de ...
Divine.Em qual traseira bateu o destravadopor ment...
Divine.Que bem me sinto neste lugar! No meio da te...
E que triste que deve ser, não é? :)
Há quem viva para sempre na escuridão, sem nunca c...
Não chateias nada e existem pormenores com muita i...
Muito bom post. Muito Murakami também.Não queria c...
Divinevisita o meu blogs e se possível lê "Festa"...
eu e algo mais!!
pesquisar
 
blogs SAPO