Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti. A primeira e pior de todas as fraudes é enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado é fácil.

12
Jul 08

Estou a escrever estas palavras e a pensar num filme que acabei de ver onde um velho frágil que se dirige a um barco que está preste a partir.
O tempo é escasso, mas a marcha é vagarosa e a cada passo os tornozelos claudicam, o cabelo é branco; o casaco está gasto.
Chove sem parar e o vento obriga-o a dobrar-se ligeiramente, como um arbusto solitário em campo aberto.
Finalmente chega ao barco. Sobe com dificuldade o degrau alto que dá acesso à prancha de embarque e inicia a descida para o convés, receoso de ganhar demasiada velocidade na rampa. Olhando com rapidez para a esquerda e para a direita, enquanto o seu corpo inteiro parece perguntar:
Estou no sítio certo?
E agora para onde vou?

Nessa altura os dois marinheiros que se encontravam no convés ajudam-no a firmar o último passo, conduzem-no para a cabine com gestos amigáveis e ele está, finalmente, em segurança.

A minha preocupação acaba. O barco parte. Eu sei que é um filme, estudado e com tudo planeado.  

Deixo agora que a minha mente vagueie. ...
Pensei o impensável e considero que, sem consciência, o "meu homem" não podia ter conhecido o seu desconforto e a humilhação.
Sem consciência, os dois no convés não teriam reagido com a mesma simpatia. Sem consciência, eu, não me teria preocupado e nunca teria pensado que um dia poderei estar nas mesmas circunstâncias, caminhando com a mesma dolorosa hesitação e o mesmo desconforto.
A consciência amplifica o impacto destes sentimentos em todos os "personagens,"  desta história, ou seja : No velho nos  marinheiros e em mim . A consciência é , com efeito ,a chave para uma vida examinada, para o melhor e para o pior.
É a certidão que nos permite tudo conhecer sobre a fome, a sede, o sexo,   as lágrimas ,o riso, os murros, e os pontapés, o fluxo de imagens a que chamamos pensamentos, os sentimentos, as palavras, as historias, as crianças, a musica e a poesia ,a felicidade e o êxtase
A consciência no seu plano mais simples é básico ,permitimos reconhecer  o impulso irresistível para conservar a vida e desenvolver um interesse por nós mesmos.
A consciência, no seu plano mais simples ou  elaborado, ajuda-nos a desenvolver um interesse por outros e por nós  mesmos e a cultivar a arte de viver.

Feliz de quem tem consciência e a utiliza..

 

publicado por Divine às 19:00

Divine.
Minha querida amiga e o que é a consciência, como se forma, como se afirma na razão do ser que somos?
Temos códigos de conduta, de sobrevivência ,tão antigos, nos genes que em nós frutificam as nossas qualidades. Outros deles intensificam a maldade, igualmente desde o tempo em que a simples visão de um outro nos acobardava ou enfurecia.
A consciência é fruto desta mistura insidiosa que mantemos acesa na matéria de nós. Vamos tentando combater a maldade com a sabedoria, o conhecimento. E aí escolhemos os termos, em consciência de nós. Há muito conhecimento ao nosso alcance. todos sábios. Uns maldosos da condição humanista de ser pessoa. Outros mais próximos do que entendemos ser humanidade. E quem decide somos nós nos genes. Depende do número deles que arregimentámos ao lado que escolhemos. E mesmo durante uma vida podem ocorrer mudanças, mutações, alteração na ordem de grandeza dos genes. Daí que umas vezes somos assim, e outras não.
Beijos
samueldabo a 13 de Julho de 2008 às 02:14

Imagina eu em dualidade comigo própria.. Tenho em mim a maldade e algumas coisas boas.
Vence os princípios e o que fomos recolhendo ao longo da vida.. Por isso mesmo é que a vida é uma aprendizagem tanto do bem como do mal. Nascemos todos iguais mas alguns de nós degeneramos, é dos genes? Ou do meio social onde estamos inseridos e das vivencias?
Também se aprende a ter consciência
Beijo
Divine a 14 de Julho de 2008 às 16:46

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
14
15
19

20
22
25
26

29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Arquivo Morto
2012

2011

2010

2009

2008

comentários recentes
Olá, será que me consegue explicar porque que é pe...
Olá Paula gostei muito de ler este post.Beijinhos ...
Olá doce amiga.Há um diálogo constante, dentro de ...
Divine.Em qual traseira bateu o destravadopor ment...
Divine.Que bem me sinto neste lugar! No meio da te...
E que triste que deve ser, não é? :)
Há quem viva para sempre na escuridão, sem nunca c...
Não chateias nada e existem pormenores com muita i...
Muito bom post. Muito Murakami também.Não queria c...
Divinevisita o meu blogs e se possível lê "Festa"...
eu e algo mais!!
pesquisar
 
blogs SAPO